Quais aposentados têm direito ao adicional de 25%

Male retiree using paper napkins for a cold

Adicional de 25% é um benefício que pode ser solicitado por quem recebe aposentadoria por incapacidade permanente; saiba mais

O acréscimo de 25% é um benefício que pode ser solicitado por quem recebe aposentadoria por incapacidade permanente – a antiga aposentadoria por invalidez – e que necessita da assistência constante de outra pessoa para realizar atividades da vida diária, como se alimentar ou tomar banho, por exemplo.

Caso o adicional seja concedido, o beneficiário passará a receber, além da aposentadoria, mais um valor, equivalente a 25% de seu pagamento normal.           

No âmbito judiciário, discutia-se se esse adicional valeria apenas para a aposentadoria por incapacidade permanente ou também para quem recebe outros tipos de benefício. Entretanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu recentemente que apenas os aposentados por incapacidade permanente podem receber o acréscimo. Com a decisão do STF, pessoas que recebem outros tipos de aposentadoria não têm direito ao adicional de 25%, mesmo que precisem de ajuda permanente de outra pessoa.           

Como solicitar – Para pedir o acréscimo de 25%, é necessário acessar o Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares. Depois de fazer o login, o interessado deve buscar por “Acréscimo de 25%” e seguir as indicações do site, inclusive anexando os documentos exigidos.           

O pedido do acréscimo será analisado e o interessado vai ser informado da decisão, ou da necessidade de prestar informações complementares, pelo próprio Meu INSSDa redação Assin Brasil com informações do Sindnapi

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Eles Estão Isentos

Como Funciona A Isenção

Mais sobre

Posts Relacionados